.

I Saw Something of Us in Empty


quinta-feira, 1 de julho de 2010

The Issue # 7 - Tina Modotti in Vienna

Assunta Adelaide Luigia Modotti Mondini, apelidada de Tina Modotti, nasceu em Udine, Itália, em 1896 e morreu na Cidade do México em 1942, mas não antes de se tornar um mito.
É simplesmente uma das mulheres mais fascinantes do século XX.
A arte de Modotti, gira muito em torno dos retratos das pessoas, do estudos sobre plantas, e situações que revelam momentos revolucionários dos anos 20.
Teve um infância atribulada de dificuldades financeiras, com um pai ausentado na Aústria em busca de uma trabalho melhor, embora Tina ficara em Itália com os seus quatro irmãos, a ajudar a mãe a trabalhar. Largou a escola por um período de tempo, enquanto ganhava uns tostões em trabalhos de costureira.
Entre irmãos, todos julgavam Tina a com o rosto mais triste, embora a irmã com mais garra, que jamais reclamava por falta de comida ou frio. Um rosto triste e marcado, pelos trilhos de uma vida nómada e emigrada, embora sempre rodeada de família.
"Tina Modetti - Fotógrafa e Revolucionária" é o nome da exposição que a WienKunstHaus (Casa das Artes de Viena) tem o orgulho de trazer junto do público a partir do dia de hoje, até ao dia 7 de Novembro de 2010.
Para todos os que amam fotografia e que pretendam percorrer a Europa neste próximo verão, façam o favor de não perder esta exposição.
Também para os que mal conhecem os revolucionários anos vinte, para os que se interessam por retratos de Frida Kahlo e Diego Rivera, pelas revoluções mexicanas, por fotografias que percorrem o mundo (Califórnia, México, Berlim, Moscovo, Paris e Espanha), a exposição pode vos trazer de volta aos anos em que a vida era simples, árdua e humilde, onde a fotografia a preto e branco de Modotti foi testemunha de uma época histórica.

Texto: Catarina Távora
Imagem: Tina Modotti

Sem comentários:

Enviar um comentário