.

I Saw Something of Us in Empty


quinta-feira, 1 de julho de 2010

The Issue # 8 - Os Gémeos

Quatro palavras: fa-bu-lo-so. Quem ainda não viu a exposição "Para quem mora lá, o céu é lá" d'Os Gemeos´, é melhor começar a correr até ao CCB.
Os brasileiros Otávio e Gustavo Pandolfo (nascidos em 1974), para além de partilharem uma semelhança fisica, partilham também o gosto pela arte do graffitti (e fazem muito bem!). Formaram-se em Desenho de Comunicação pela Escola Técnica Estadual Carlos da Campos e desde 1987 que espalham retratos de família e crítica social e política nas paredes do mundo através de latas de tinta em spray.
Os trabalhos da dupla estão presentes em diferentes cidades dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Cuba (entre outros) e recentemente em Portugal no Museu Berardo.


Mas estes não se ficam só pelas latas. Alargaram os seus horizontes e exploram vários materias, misturam-nos e assim as suas exposições incluem novos suportes como esculturas e até mesmo automóveis.
Em particular, na exposição "Para quem mora lá, o céu é lá", pode-se verificar alguns exemplos disso.
Numa primeira vista dá-nos a sensação de surrealidade, um mundo à parte cheio de formas e cores berrantes, como se fosse um refúgio. Neste mundo não existe dia, nem noite, existem as cores que o ilumina, principalmente a cor amarela que fazem questão de vincar em todas as suas obras, quase como se fosse a sua imagem de marca, um pormenor muito própio d'Os Gemeos.
Na sua pintura mural retratam o que chamamos de concret jungle, onde se reúnem características do hip-hop, do graffitti, rap e todo um leque de o que se chama a cultura urbana.
Todos os seus trabalhos têm uma mensagem social, um sentimento por detrás de cada olhar que pintam, um aviso para tornar este mundo com mais cor e harmonia esquecendo as diferenças raciais e sociais do que chamamos "a nossa contemporaneidade".

Para ficar a conhecer melhor esta dupla maravilha:








Texto e Imagem: BMonteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário