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I Saw Something of Us in Empty


terça-feira, 29 de junho de 2010

The Issue # 5 - Alva: O Orgulho Português

A primeira vez que entrei em contacto com o mundo Alva foi depois de (mais) uma noite no Lux. Estava prestes a sair, quando no meio de toda aquela confusão onde o electro se transforma no cantar dos passarinhos e os primeiros raios de sol substituem as pasicadélicas, que me saltou á vista as (fantásticas) newsletters.
E apartir daí a sua aquisição tornou-se uma rotina. Quase sem perceber estava a levar para casa trabalhos dos que seriam futuramente uma das minhas maiores referências. A revista Parq também já é da casa e tantos outros "kits" destes três meninos.

São eles os Alva: Diogo Potes, Ricardo Matos e, o mais recente Valdemar Lamego. Ambos jovens, irreverentes e muito contemporâneos este grupo de amigos exploram ao máximos as formas, abusam da cor
e é através das suas tipografias originais que vincam a sua personalidade.
Os projectos vão desde design gráfico, direcção de arte, identidades e estacionário, livros, posters, tipografia, ilustração, websites, animação e design de ambientes.
Como conseguem o sucesso? Segundo os próprios "é juntar diversão ao profissionalismo" e o seu maior sonho "é formar uma religião". E se perguntarmos o que é que os inspira em cada novo projecto, atrevem-se a responder "As memórias de um fim-de-semana à tarde à beira rio, ceu azulinho e gaivotas a cantar".

Por isso, quem não conhecer os Alva Design Studio pelo nome conhecerá certamente pelo seu trabalho. Seja na discoteca Lux Frágil, na Bica do Sapato, nas revistas Parq e DIF, Lx Factory, Fundação Caloust Gulbenkian, Museu Berardo e Red Bull (o seu leque de principais clientes).
Seja qual for o projecto é marcado por cada pormenor e pelo tipo de letra que fazem especialmente para cada um.

Pois há um lado louco nos Alva e quem teve oportunidade de assistir a sua apresentação no OFFF'09 em Oeiras, apercebeu-se disso.
Enquanto todos os outros artistas se tentavam auto-promover mostrando o seu trabalho, os Alva fizeram uma curta-metragem estilo documentário à National Geographic onde os prórprios designers são os principais protagonistas e contam de uma forma muito divertida a história dos "Machos Alva" (tal como o intitularam).















Texto por: BMonteiro

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